O termo vem de duas palavras tupi: kara’iwa ("homem branco") e oka ("casa"), que, juntas, querem dizer "casa do homem branco". A significação da palavra, portanto, era a de “casa de branco”, construção feita de pedra e cal que os índios até então não conheciam.
Os índios passaram a usar a expressão logo após a fundação do Rio de Janeiro, para se referir à cidade - mas como apelido para os moradores o termo só começou a ser usado a partir do século XVIII.
Na imagem: Cerveja Carioca - Registrada em 16.01.1914 pela Cervejaria Brahma, com último registro em 27.07.30
O termo Carioca da Gema é dado as pessoas nascidas e criadas na cidade do Rio de Janeiro filhos de pai e mãe cariocas. A gema, significa que o filho veio de 2 cariocas. E carioca da clara, significa que os pais são de outros lugares. Fluminense, é o nome dado a todos que nasceram ou nascem no Estado do Rio de Janeiro, que nos outros Estados, os consideram também como Carioca.
Em Portugal, pedir um carioca é o mesmo que pedir um café bem fraco. Um barista só deve tirar um café com cada borra posta na máquina, o Carioca seria o segundo café tirado na mesma borra.
Outra curiosidade referente à café e Portugal, é que por lá, café expresso é chamado de "bica". Vai entender =P
Segundo o Dicionário da Lingua Portuguesa Priberam®, carioca significa:
http://eculturainutil.blogspot.com/2009/04/origem-da-palavra-carioca.html
carioca | s. 2 gén. | s. m. | adj. 2 gén.
|
carioca
s. 2 gén.
s. m.
adj. 2 gén.
adj. 2 gén.
1. Natural do Rio de Janeiro.
2. Pessoa de cor; crioulo.
3. Diz-se do café misturado com água fervente.
4. Relativo ao Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário