ads

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sitemaps: O que são sitemaps e como funcionam?

Tags: site map, sitemap, site maps, mapa do site.

Sitemap – ou no bom português: mapa do site – que em síntese pode ser:

1) uma representação da estrutura do site, normalmente um arquivo HTML, ou;
2) um arquivo XML com metadados das páginas (como a última atualização, relevância em relação aos outros URLs, etc).

O primeiro tipo de sitemap é uma página HTML que relaciona as várias páginas do seu site - normalmente dividido por seção. Esse tipo de sitemap é feito para humanos e ajuda os usuários a encontrar as informações de que precisam.
Porém de certa forma, também facilita o trabalho dos motores de busca (Google, Yahoo Search, Altavista).

O segundo tipo, o Search Engine Sitemap ou Sitemap XML
(com S maiúsculo) tem como função básica fornecer informações sobre o seu site para os motores de buscas, crawler.
Em síntese, um Sitemap é uma lista de páginas do seu site, que quando criada e enviada, ajuda a garantir que todas as páginas do seu site serão encontradas, incluindo aquelas que normalmente o Google – e demais motores de busca - não conseguiriam relacionar.

Segundo informações do Google, os Sitemaps são especialmente úteis se:

• O seu site tiver conteúdo dinâmico.
• O seu site tiver páginas que não podem ser facilmente encontradas pelo Googlebot durante o processo de rastreamento - por exemplo, páginas com conteúdo em AJAX ou Flash.
• O seu site for novo e houver poucos links para ele. Como o Googlebot rastreia a web seguindo os links de uma página para a outra, se seu site não estiver bem lincado, será difícil detectá-lo.
• O seu site possuir um grande arquivo com páginas de conteúdo que não estão bem lincadas umas às outras ou que simplesmente não estão lincadas.

Você também pode usar um Sitemap para fornecer ao Google mais informações sobre as suas páginas, incluindo:

• Com que freqüência as páginas do seu site são alteradas. Por exemplo, você atualiza diariamente a sua página de produtos, mas atualiza a página "Quem somos" somente a cada dois ou três meses.
• A data da última modificação de cada página.
• A importância relativa das páginas do seu site. Por exemplo, a página inicial do seu site tem uma importância relativa de 1,0, as páginas de categorias têm uma importância de 0,8, e as entradas de blogs individuais ou páginas de produtos têm uma importância de 0,5. Essa prioridade indica apenas a importância de um determinado URL em relação a outros URLs no seu site e não afeta a classificação das suas páginas nos resultados de pesquisa.

Conclusão:


Os Sitemaps ajudam os bots de busca a encontrar as páginas que normalmente seriam ignoradas no rastreamento básico, de forma a serem adicionadas aos índices de busca com maior facilidade. Páginas muito profundas ou antigas, são bons exemplos de páginas que normalmente ficam inacessíveis aos motores de busca.

Os sites não são penalizados por usarem Sitemaps, ao contrário, o Google, por exemplo, até incentiva o uso dessa ferramenta pelos Webmasters.

Da grande variedade que existe na internet, de ferramentas para gerenciar Sitemaps, podemos destacar:
http://www.xml-sitemaps.com/
http://www.sitemapspal.com/

No link abaixo você pode aprender como fazer um Sitemap:
http://guia.mercadolivre.com.br/so-sitemaps-10759-VGP

Informações sobre Sitemaps no Google:
http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=40318&hl=pt_BR

Um comentário:

Praveen disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.