Fonte: http://e-naofume.blogspot.com/
O narguile, que é uma espécie de cachimbo originado dos países árabes, tornou-se bastante popular principalmente entre os jovens. É comum ver narguiles em mesas de bares, onde o fumo é compartilhado até mesmo com menores de idade.
Acrevita-se que o narguile seria menos prejudicial, pois a fumaça seria supostamente filtrada pela água que retiraria as impurezas do fumo. Pura balela!
Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde - OSM comprou que uma rodada de narguile pode equivaler a fumar até 100 cigarros. Isso porque o narguile tem 100 vezes mais alcatrão, 4 vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum.
Em entrevista concedida ao Jornal Nacional, a médica Stella Regina Martins explica que "Infelizmente, muitos adolescentes acreditam que a água vai purificar, vai tirar os metais pesados e isso não é verdade”.
Ainda complementa explicando que ao compartilhar a piteira do narguile os jovens se expõe a diversas doenças,“E isso, para saúde pública, também é grave, porque os níveis de contaminação por tuberculose, por herpes labial e por hepatite aumentam”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário